Quando for fazer a vistoria do imóvel não esqueça de documentar tudo que ver por lá. Além de descrever bem detalhadamente no laudo inicial, o locatário e o proprietário podem e devem fotografar as partes relevantes do estado do imóvel – sejam positivas ou negativas.
Já demos 5 dicas que podem te salvar de algumas encrencas na hora de se mudar. Essas dicas aqui também podem te ajudar na sua locação.
Manipulação de imagens na vistoria do imovel
É importante não manipular a foto, nem para arrumar iluminação. Use sempre a imagem original. Quando for fazer a foto, além da imagem focada no detalhe, tire também uma foto da visão geral do ambiente.
Para o proprietário
Vale lembrar que, sem o laudo de vistoria inicial o proprietário fica desprotegido de possíveis danos no imóvel. Pois não terá como comprovar como o imóvel estava antes do inquilino começar a morar lá.
Para o locatário
E o locatário também fica desamparado. Se houver algum dano no imóvel causado antes dele entrar, não vai ter como ele provar que esses danos não foram provocados por mau uso durante a locação.
Assim começa o jogo de empurra: o locatário fala que foi alguém antes dele e o proprietário fala que foi o inquilino atual. Uma simples foto poderia resolver esse problema.
Na vistoria de entrada (unilateral feita pela imobiliária) de um apto que aluguei, foram utilizadas fotos antigas para embasar a vistoria. Observei que as fotos das portas que contavam na vistoria estavam na madeira ou madeira/verniz. Na realidade o apto já estava na segunda pintura das portas. Desconfio que as fotos sejam as da vistoria de saída de um inquilino que saiu do apto 8 meses antes de eu entrar.
Como agir?