O Marketing tem como principal função ajudar a “vender” alguma coisa. Qualquer coisa. Até mesmo uma reputação. Isso não é diferente na hora de alugar um imóvel. Veja como aplicar o marketing na locação do seu imóvel.
O anúncio é sem dúvida uma etapa fundamental nesse conceito, mas o marketing na locação não se resume somente a isso.
4 P’s do Marketing na locação.
A abordagem deste post pretende mostrar como os famosos 4 P’s do Marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção) podem ser facilmente assimilados e aplicados por quem tem imóveis para locação.
Preço – Compreende a estratégia de preço utilizada, que abrange todos os custos com a locação, inclusive a garantia da locação.
Valores: Faça sempre uma pesquisa de mercado e evite anunciar com preços muito majorados já prevendo o desconto que eventualmente será negociado. Antes mesmo de marcarem uma única visita, os pretendentes já pesquisaram (e muito) outros imóveis do mesmo padrão e até do mesmo prédio. Também não é raro encontrar anúncios com valores diferentes para o mesmo imóvel. Imóvel sem preço? Nem pensar. Mesmo que você use o Facebook, a estratégia de “valores inbox” é detestada, pois pode dar a impressão que haverá preços diferentes para perfis de pessoas diferentes e acima de tudo, ninguém mais quer perder tempo, nem você.
Garantia da locação: É uma dificuldade já conhecida de quem procura imóveis. Dificilmente nos anúncios são informadas as garantias aceitas. Em um momento como esse, economizar em informação ou esperar o pretendente perguntar, pode não ser uma boa estratégia. Quem não tem fiador, vai continuar não tendo. E pior, se alguém anuncia com a garantia que o interessado tem – e que você provavelmente até aceitaria – ele certamente não vai perder tempo te perguntando.
Praça – É a localização dos imóveis anunciados.
Logística: Segmentar as regiões que você atua pode resultar em ganho de tempo e logística para visitação. Analise com cuidado a sua capacidade de velocidade em agendar uma visita antes de aceitar um imóvel distante para administrar. Hoje não existe mais a opção do interessado ficar aguardando o dia que a administradora tem disponível. Quando a oferta é muito maior que a demanda, agilidade e disponibilidade são essenciais. Você atende ao cliente no tempo dele ou continua a atender no seu?
Treinamento: Hoje os “mostradores” desempenham muito mais o papel de “vendedores”. Afinal é com ele que o seu cliente possivelmente vai ter o primeiro atendimento pessoal. É fundamental que a sua equipe conheça atrativos do bairro, como escolas, mercados, academias, lazer e acesso. Trazer estas informações já no momento da visita pode ajudar no processo de decisão do cliente.
Produto – São os imóveis.
Consultoria: Hoje a consultoria aos proprietários requer mais informações e soluções. Responder que o imóvel de alguém não está sendo alugado por conta só da crise, pode não ser tão proveitoso. Se um “produto” do seu negócio é ruim, você precisa tentar melhorá-lo. Como esta decisão não está nas suas mãos, considere oferecer ao proprietário algumas sugestões de melhorias e modernização, que não precisem necessariamente de alto investimento. Se você não fizer isso, alguém vai acabar fazendo. Veja aqui algumas dicas.
Apresentação: Ajude o seu pretendente a se ver morando naquele imóvel. A visita já é um passo importante e avançado na jornada de decisão e é um momento que precisa ser valorizado. Peça ao seu “mostrador” que chegue com alguma antecedência no imóvel para abrir as janelas, torneiras e o mais importante, certifique-se que os imóveis estão minimamente limpos e organizados. Já falamos bastante disso aqui no Blog. Leia aqui!
Promoção – É a divulgação, agora sim são os anúncios. A primeira “visita” é o anúncio.
Qualidade: Investir na qualidade dos anúncios pode fazer uma grande diferença para o seu negócio. Além da qualidade das fotos e de novas tecnologias disponíveis, que já falamos aqui no Blog, precisamos tocar no item da descrição do imóvel. Vivemos na era da internet, do agora, pessoas compram de pessoas. Mas, será que a descrição do seu imóvel no anúncio está acompanhando esta evolução? Um bom anúncio requer um tom muito mais pessoal, informações relevantes, descrições práticas e até algumas sentimentais. Ainda são muitos os vícios da mídia off-line. Um anúncio contendo “2 qts, coz., grgem, sala, banheiro e suíte” não parece ser tão atrativo.
Marketing Digital: A maior parte dos seus potenciais clientes está na internet. Isso quer dizer que o investimento em Marketing Digital pode ser uma boa estratégia. São muitas as ferramentas disponíveis, como site, e-mail marketing, redes sociais, e principalmente anúncios. Tamanha é a importância do mercado imobiliário, o Google dentro da sua ferramenta Google Adwords (anúncios pagos), já criou uma segmentação para anúncios de imóveis de imobiliárias. Outras estratégias de anúncio, como o Remarketing, que é mostrar o produto para quem já o pesquisou também devem ser consideradas.
O Marketing Imobiliário, apesar de não ser ainda muito explorado no meio acadêmico, vem ganhando cada vez mais importância e visibilidade. Essa foi apenas uma pequena abordagem, mas existem agências especializadas neste segmento. Mesmo a sua Administradora sendo pequena ou média, já existe bastante informação disponível na rede.
Vale muito investir um tempo na pesquisa por marketing na locação e começar o quanto antes a aplicá-lo em seu negócio.