No post “A primeira impressão é a que fica” publicado aqui no FIANÇA CERTA Blog, demos algumas dicas do para você melhorar a experiência do futuro inquilino na hora da visitação ao imóvel vazio.
Este cenário afeta principalmente aos proprietários, que só acumulam despesas com os imóveis vazios e também às Administradoras, que deixam de ganhar a sua taxa de administração.
O diferencial do imóvel tem ficado por conta de seu estado e das condições da locação, que acabam sendo um critério de desempate para quem está procurando. Os imóveis que estão em piores condições acabam ficando muito mais tempo na “prateleira”, mesmo com a concessão de descontos. Saem na frente os imóveis que são mais novos ou foram reformados recentemente.
Pequenas reformas
Se você é proprietário pense nisso, um pequeno investimento pode evitar um grande prejuízo. E se você for o administrador, já pensou em fazer um listinha atualizada para o proprietário dos itens que precisam de um up no imóvel?
Garantia para locação
O depósito de 3 vezes o valor do aluguel é uma garantia frágil, porém voltou a ser amplamente utilizada e na prática pode não ser tão vantajosa nem para o inquilino. Além de ter que antecipar este valor no início da locação, no caso de uma eventual perda de renda, o inquilino que já está em dificuldades financeiras não verá esse dinheiro de volta. E ainda a garantia para o proprietário se extinguirá em 3 meses.
Se a locação tivesse sido feita, por exemplo, com um seguro aluguel, garantindo as coberturas essenciais de aluguel, condomínio e IPTU – com um custo geralmente inferior a 1 boleto de aluguel por ano – o que aconteceria é que o proprietário teria garantida a renda dele mensalmente, e o inquilino ainda teria como negociar o parcelamento dos atrasados com a seguradora.