Algumas partes podem estar envolvidas na hora de alugar com o seguro fiança, então resolvemos te dar essa mãozinha e explicar quem é quem.
Proprietário/Locador
É o dono do imóvel e se a locação for direta é com ele que o pretendente/inquilino vai negociar tudo, principalmente a garantia da locação. É o segurado da apólice uma vez que o bem é dele e é quem será ressarcido em caso de inadimplência do inquilino.
Inquilino/Locatário
É quem aluga o imóvel e também quem será analisado para a aprovação do seguro fiança, sendo assim o garantido da apólice, pois é pra ele que a seguradora presta a fiança.
Administradora de Imóveis/ Imobiliária
É o intermediário e/ou administrador da locação, então existindo essa figura é com eles que o inquilino vai precisar falar, pra tudo.
Corretor do Seguro Fiança
É o profissional habilitado para operacionalizar o seguro, ou seja, é a ponte entre todas essas partes e a seguradora. É ele quem envia a análise cadastral para a seguradora, providencia a proposta do seguro, avisa anualmente sobre a renovação e auxilia em eventual sinistro. Por isso procure sempre por um corretor especialista em seguro fiança, isso vai ajudar bastante nesta negociação.
Seguradora
É quem vai avaliar o candidato à locação para aprovação do seguro fiança. Fazendo uma comparação simples é como se a seguradora fosse a “fiadora” do inquilino e por não ser seu parente, vai cobrar um valor para garantir esse risco. E se o inquilino ficar devendo, vai pagar mensalmente ao proprietário. Porém os valores pagos ao proprietário serão cobrados posteriormente ao inquilino, afinal, é o que todo fiador faria. Mas são propostos diversos tipos de acordos camaradas, basta estar disposto a negociar (e pagar).
Tendo a orientação de quem é quem e o que deve ser tratado com cada uma delas, você vai economizar um bom tempo, tenho certeza.